terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Bíblia, como um caroço de azeitona


Quem conhece a obra do escritor italiano Erri de Luca (além de outros títulos, "Montedidio", "Em Nome da Mãe" e "O Dia Antes da Felicidade" já foram publicados em Portugal), sabe que a sua é uma escrita de seda, puríssima. Dele acaba de ser publicado também, na Assírio & Alvim, "Caroço de Azeitona", onde este escritor (agnóstico, mas que sabe hebraico e já traduziu vários livros da Bíblia para italiano) fala de episódios e personagens da Bíblia. Fica aqui um aperitivo para a leitura apetitosa em forma de "Caroço de Azeitona":

Uma boa parte da humanidade não tem consciência de ter saído de Deus. Muito aflige o acto de confiança, antes do acto de fé. Permaneço, como não crente, alguém que passa pelas escrituras sagradas e não um residente. (...)

Ler as escrituras sagradas é obedecer a uma precedência do escutar. Começo as minhas manhãs com um punhado de versículos, para que o meu dia tenha um fio condutor. Posso depois dispersar-me durante o resto das horas correndo atrás do que tenho para fazer. No entanto, mantive para mim um penhor de palavras duras, um caroço de azeitona para andar a girar na boca."

ps - Erri de Luca está hoje em Lisboa a apresentar "O Dia Antes da Felicidade" e dará várias entrevistas a meios de comunicação social

Sem comentários: