terça-feira, 5 de novembro de 2013

A esperança em debate, num documentário sobre viver com o HIV

Agenda  debate


(foto SIC, reproduzida daqui)

Uma história de esperança, para um debate sobre a esperança. Um documentário comovente e de grande qualidade cinematográfica é o pretexto para um debate esta quarta-feira, na Capela do Rato, em Lisboa (Cç. Bento da Rocha Cabral, 1-B, ao Rato): o documentário, dos jornalistas Cândida Pinto e João Nuno Assunção, e com imagem de Jorge Pelicano, intitula-se “Alexandra – Viver com HIV” e fala da luta contra o preconceito, dos sonhos que permanecem apesar disso e da amizade e do amor.
Eu sou a Alexandra, não sou o HIV", diz a protagonista, a dada altura. “Hoje faço uma vida igual à das jovens da minha idade. Tenho um pequeno acréscimo que é o VIH, mas tomo a indispensável medicação diária e vou às consultas regulares. De resto não sou diferente. Faço uma vida exactamente igual a todas as outras raparigas de 19 anos. E agora estou num momento decisivo da minha vida: quero realizar o meu sonho, quero muito ir para a faculdade, estudar psicologia, porque é uma coisa que me fascina e que eu não consigo explicar. Faço-me entender?”
O debate, a partir das 21h30, conta com a participação de Cândida Pinto, da documentarista Joana Pontes, do colunista Daniel Oliveira e de Henrique Joaquim, responsável da Comunidade Vida e Paz.
Pode ver-se o documentário aqui, como aperitivo para o debate, mas nada como vê-lo em ecrã maior e, sobre ele, conversar a seguir.


Sem comentários: