segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Advento: Maria, José e a manjedoura



Oração de Maria

a fonte de Deus é a luminosa torrente
que alimenta aquilo que sou

e afasta de mim toda a secura:

por isso, na fonte de Deus eu espero

a mão de Deus é o mapa e a viagem
sei que me acompanha e sustém
mesmo quando eu não vejo:

por isso, na mão de Deus espero

o silêncio de Deus é a palavra

que desde o princípio do tempo

por dentro do amor vem sendo dita:
por isso, no silêncio de Deus eu espero




Oração de José

Rezo meu Deus esta vida, experimentada tantas vezes como caos, para o qual não existem nomes possíveis. Sinto-me como uma criança quando, no escuro da noite, lhe resta só o grito. Mas o grito é a forma frágil e intensa com que a nossa vida parte em busca de socorro.
Como uma criança, Senhor, sinto-me exposto ao que é maior do que eu, lançado a surpresas que não controlo. Então grito por Ti. Ensina-me Senhor que nascemos também nesse grito que o Teu amor sabe amparar, transformando-o em chamada, em desejo de presença, em ocasião para o abandono confiado à Tua vontade.




Oração diante da manjedoura

Vens ao meu encontro para que caminhe para ti

e na minha dispersão te possa encontrar

Olhas para mim para que te possa ver

Escutas-me e assim me mostras o que é ouvir

Estendes para mim os braços para que aprenda a abraçar
E nasces para que eu possa renascer


(textos de José Tolentino Mendonça e fotos de Rui Aleixo, reproduzidos daqui)


Texto anterior no blogue

Sem comentários: